Senado se destaca na aplicação da Nova Lei de Licitações, aponta estudo do TCU – Câmara Municipal de Timbaúba

Senado se destaca na aplicação da Nova Lei de Licitações, aponta estudo do TCU

Publicado em 17 de novembro de 2023, por | Categoria: Destaque

O Senado Federal está entre os órgãos e entidades da administração pública federal direta com melhor nível de aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133, de 2021). A constatação é do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez uma auditoria sobre o tema, sob relatoria do ministro Benjamin Zymler.

O trabalho partiu de uma preocupação do ministro diante da observação de que a lei não está sendo aplicada como deveria. Apesar de o novo regime estar em vigor, sua utilização ainda é baixa, “especialmente no âmbito da administração pública federal, que, em tese, teria melhores condições operacionais e estruturais para tanto”, afirma o ministro no acórdão do tribunal.

Logo após a sanção da Lei 14.133, o Senado, por meio de um ato da Diretoria-Geral (ADG 9/2021), instituiu o Comitê de Acompanhamento de Implementação da Nova Lei de Licitações, para adequar os procedimentos da Casa aos novos critérios. De acordo com o coordenador do comitê, Victor Amorim, até o dia 14 de novembro, a Casa fez 119 contratações sob a nova legislação.

Dados do relatório mostram que a prática do Senado está à frente do cenário geral, que indica que, entre agosto de 2021 e julho de 2023, apenas 3,7% das licitações, excluídas as contratações diretas, utilizaram a legislação de 2021. Para Amorim, que atua na da assessoria da Diretoria-Geral, o trabalho é resultado do êxito no planejamento e na governança do Senado na transição para a nova lei: 

— Enquanto diversos órgãos e instituições ainda se mobilizam para assegurar a aplicação da lei, em outubro de 2023 completamos um ano de aplicação plena. Esse resultado demonstra a eficiência e o êxito no nosso planejamento e governança no processo de transição.

Conforme Amorim, o Senado foi um dos pioneiros na realização de licitações eletrônicas utilizando o sistema de compras do governo federal (compras.gov.br), parametrizado apenas em outubro de 2022. Ele também destaca a ampla divulgação do tema e a proatividade da administração do Senado em promover capacitação e disseminação sobre o tema, nos últimos três anos, por meio de cursos, palestras e outros eventos.

A prática da Casa em relação ao treinamento e à utilização do portal de compras do governo se destaca positivamente. No acórdão do TCU, o relator demonstra preocupação com o uso de plataformas privadas e com a baixa aderência à plataforma governamental.

“Não se pode assegurar que tais sistemas disponham de procedimentos operacionais que sejam aderentes tanto às normas gerais de licitações e contratos, objeto da Lei 14.133/2021, quanto à regulamentação de normas específicas realizada pelos entes subnacionais. Sem um contínuo processo de controle, não há como garantir o sigilo das propostas e dos potenciais licitantes, bem como o tratamento isonômico de todos os concorrentes”, avalia Zymler.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado


ENQUETE

Qual é o seu meio preferido para acompanhar as sessões legislativas da Câmara Municipal?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

DESTAQUES


QUADRO DE AVISOS


SESSÕES ONLINE

19º Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo
VER MAIS